O Grupo Vestigium, a fim de celebrar o Dia do Ceramista, organizou a I Mostra de Cerâmica Vestigium “YBY”, teve iniciou no dia 26.05 e fica em cartaz até 03.08.

A mostra é só para artistas e artesãos convidados, do Ceará e de outros estados, que juntos nos presenteiam com o talento de transformar o barro em esculturas, painéis, utilitários, adornos e arte contemporânea.

       A arte é algo tão profundamente humano que desde os tempos mais remotos é evidência da necessidade de expressão. A magia que lhe é inerente permite ao homem revelar suas emoções em múltiplas faces, uma delas, a Cerâmica. Do barro cozido, descoberto por acaso na ancestralidade, contam-se histórias de culinária, rituais religiosos e experiências estéticas, e todas elas nos traduzem seu caráter agregador. A lama trasmudada em pedra é democrática, mítica na sua essência, capaz de transformar o trabalho de mãos habilidosas em identidade. Nesta Mostra, artistas e artesãos comungam do mesmo dom e celebram a argila, tema presente na visão mitológica de alguns povos. E há quem a confunda com a própria criação do mundo.

       “[…] a abóboda celeste é uma grande tigela azul de cerâmica. Foi com barro que o Criador fez Nantu, a Lua, que irá se casar com Sol, e é com argila que ela modela um filho [...] Esse filho recebe o nome de Nuhi (“argila”) e após sua morte, seu corpo transformou-se na terra em que hoje vivemos.” 

Vem do Tupi Antigo ou Tupinambá - Significa Terra ( Chão)

​​

 

 

ybyama/ybyassura = barranco

ybyapaba = covavalavale

ybypitanga = barro avermelhado

ybytinga = argila branca, barro branco

ybyatã = adobe

Convite YBY para divulgação e download

Galeria de imagens /Mídia

  O grupo Vestigium busca um caminho onde o respeito e a valorização do artista sejam preponderantes. A partir desse ideal, surge uma espécie de alquimia de idéias que se transformam numa trama de conhecimentos e sensações, tendo a arte como elemento catalisador entre todos.

A integração destes artistas ao Vestigium nestra mostra (e em otras que virão) tem como objetivo acolher múltiplas manifestações culturais, articular-se com movimentos que impulsionem o pensar, o olhar, o sentir, desdobrando suas atividades intra e extramuros. Onde o que se almeja é simplesmente transformar a atmosfera que envolve o expectador, tocá-lo, forjando nele marcas indeléveis.

 

Cris Couto / SP, Emmanuela Tolentino / MG, Irma Corecco, Ione Bunker, Renê Melo, Sabyne Cavalcanti, Sônia Bogaz / SP, Tércio Araripe, Vavá Azin e Artesões de Cascavel / CE, Fortaleza /CE, Ipu /CE, Icoaraci / PA e Xingú / MG, temos enorme satisfação em que todos tenham aceitado o nosso convite. 

Cris Couto

 Emmanuela Tolentino   

Irma Corecco

Ione Bunker

Jamille Queiroz

Rene Melo

 Sabyne Cavalcanti 

 Sonia Bogaz 

 Tercio Araripe 

 Vavá Azin 

Nesta Mostra Fazemos uma Homenagem ao

Grande Mestre Francisco Brennand 

Inscrição

 

1ª Mostra de Cerâmica - Vestigium

Dia do Ceramista na América Latina – 28/05

 

O Grupo Vestigium, a fim de celebrar o Dia do Ceramista, está organizando a exposição “YBY”, que será aberta ao público no dia 26.05 e ficará em cartaz até 29.07.

A mostra é só para artistas e artesãos convidados, do Ceará e de outros estados, que juntos mostrarão como o talento é capaz de transformar o barro em esculturas, painéis, utilitários, adornos e arte contemporânea.

Gostaríamos de convidá-lo a fazer parte deste evento enviando uma peça inédita representativa do seu trabalho, sua presença é muito importante para nós.

Como participar:

1-Enviar três(3) fotos de trabalhos recentes para que a curadoria da exposição possa escolher um(1) deles. As fotos deverão ser enviadas para artistasassociados@vestigiumbr.com até o dia 14/04. Do dia 17 ao dia 19/04 será enviado um comunicado informando qual o trabalho escolhido;

2- Ao enviar as fotos anexar os valores de cada trabalho (para efeito de reembolso em caso de dano, as peças dos convidados não serão comercializadas);

3-Preencher a ficha de inscrição disponibilizada na caixa (container) seguinte;

4- Envio -

 

4.1- Artistas residentes em fortaleza ou que queiram trazer o trabalho pessoalmente, encaminhar ao endereço abaixo especificado impreterivelmente no dia 10/05( horário comercial).

 

4.2- Artistas de outros estados: Enviar o trabalho pelos Correios (www.correios.com.br) até o dia 26/04 observando o prazo de entrega de até no máximo quinze (15) dias.

 

Endereço para envio:

Grupo Vestigium

Art Gallery – IBEU

Rua Nogueira Acioli 891 – Aldeota

60110-140

Fortaleza/CE

 

5- Artistas de outros estados: Enviar print do doc dos correios confirmando o envio da peça para artistasassociados@vestigiumbr.com

IMPORTANTE : informamos que as despesas de envio ou transporte, bem como as de retorno dos trabalhos serão de única responsabilidade do participante. Não haverá nenhum outro custo adicional fora o do transporte da peça. Qualquer dano ocorrido com o objeto após sua chegada à Art Gallery e durante sua estada na exposição será de inteira responsabilidade do Grupo Vestigium. Ao final da exposição, os trabalhos serão postados ao seu local de origem até o dia 18/08 (frete a cobrar).

Será produzido um catálogo que estará a disposição dos artistas para impressão digitalizada.

 

Certos de que juntos podemos criar um acontecimento de sucesso, aguardamos a confirmação de sua participação, pela qual agradecemos antecipadamente.

 

Att.

Annelise Grieser

(85) 98696-0206

www.vestigiumbr.com

Art Gallery – IBEU

Rua Nogueira Acioli 891 – Aldeota

60110-140

Fortaleza/CE

Você é um artista visual e gostou do nosso trabalho, assine nossa newsletter para receber todas as nossas atualizações. 

Assine nossa newsletter
 Rua. Nogueira Acioli ,891 -  Aldeota, Fortaleza  Ceará  Brasil  60110-140                          
              Segunda - Sexta 15:00 - 19:00     Sábado 09:00 - 12:00                                                                                                       artistasassociados@vestigiumbr.com   wpp 55 85 986096094