Esta Mostra é em homegem ao desconhcido, ao etéreo, à criação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Seríamos estranhos se não os fóssemos !

Não sei quantas almas tenho.

Cada momento mudei.

Continuamente me estranho.

Nunca me vi nem achei.

De tanto ser, só tenho alma.

Quem tem alma não tem calma.

Quem vê é só o que vê,

Quem sente não é quem é,

 

Atento ao que sou e vejo,

Torno-me eles e não eu.

Cada meu sonho ou desejo

É do que nasce e não meu.

Sou minha própria paisagem,

Assisto à minha passagem,

Diverso, móbil e só,

Não sei sentir-me onde estou.

 

Por isso, alheio, vou lendo

Como páginas, meu ser

O que segue não prevendo,

O que passou a esquecer.

Noto à margem do que li

O que julguei que senti.

Releio e digo: «Fui eu?»

Deus sabe, porque o escreveu.

OBRA ÉDITA · FACSIMILE

Fernando Pessoa

                 Não sei quantas almas tenho.

         

          Eu Estranho?      

 

          Nossa poesia é moderna, um mundaréu de fragmentos neo-simbolistas, garimpados pelo Eu - Coletivo.

 

          Estamos deixando  contribuições no domínio das artes plásticas, da literatura, da performance e do folclore, muito embora sejamos sinônimo de multiplicidade e versatilidade ela se torna constitutiva nos processos de subjetivação. Ao eu que estranha, ao desconhecido , ao etéreo, ao intangível, ao sobrenatural, ao extra-terrestre, à criação ...

          Presentes elementos como o vento, a água, o mar, o ar, o tempo, o espaço, a galáxia, a solidão e a música. Essa mostra é de caráter fluido e etéreo. Essa vertente lírica e luminosa de inebriada evocação da beleza conversa com o noturno e pessimista que se manifesta na dor incomensurável provocada pela indiferença, ingratidão e tirania. Essas assimetrias refletem uma personalidade complexa e multifacetada dos artistas participantes dessa mostra, além do evidente jogo de contrários.

Sarau

Ítalo Rovere 

Lisiane Forte

Marcelo Pinheiro

Ricardo Pinheiro ( banda Renegados)

Mestre Malakazam

Microfone Aberto

         O Coletivo Vestigium - Art Gallery apresenta sua Mostra de final de ano , "beirando" uma abordagem radical, sem permitir, definir ou mesmo medir o nosso tempo.

           A-temporalidade, ou atemporalidade, manifesta-se  como um pensamento livre-para-todos, ahistórico, onde todas as "eras" coexistem.

        Esta mistura generalizada de estilos ​​pode ser identificada como uma espécie de marca registrada do Coletivo Vestigium. Desta forma, os membros do Coletivo estão unidos para “pintar”  essa narrativa histórica de momento singular reforçando a identidade em evolução de cada obra/artista refletindo o espectro de valores dentro e ao redor do expectador .Os artistas desta exposição usam superficies retas e tridimencionais como plataformas, mapas ou telas metafóricas sobre os quais gêneros se misturam, se transformam e colidem. Seus trabalhos representam as artes plásticas do nosso país. Originalidade, subjetividade e transcendência. A exposição inclui obras de: 

 

 

​Artistas Convidados

 Sarau

​​

  • Ítalo Rovere

  • Ivar Luz

  • Lisiane Forte

  • Marcelo Pinheiro ( Banda Renegados )

  • Ricardo Pinheiro ( Banda Renegados )

  • Mestre Malakazam

 Expo

  • J. Silva

  • Kika Freitas

  • Tiago Rosendo

  • Rosa Morena

  • Arivânio Alves

Artistas do coletivo

Convite Eu Estranho para divulgação e download

Galeria de imagens /Mídia

O Coletivo Vestigium busca um caminho onde o respeito e a valorização do artista sejam preponderantes. A partir desse ideal, surge uma espécie de alquimia de idéias que se transformam numa trama de conhecimentos e sensações, tendo a arte como elemento catalisador entre todos.

A integração destes artistas ao Vestigium nestra mostra (e em otras que virão) tem como objetivo acolher múltiplas manifestações culturais, articular-se com movimentos que impulsionem o pensar, o olhar, o sentir, desdobrando suas atividades intra e extramuros. Onde o que se almeja é simplesmente transformar a atmosfera que envolve o expectador, tocá-lo, forjando nele marcas indeléveis.

 

Temos enorme satisfação em dividir nossa casa.

Abaixo - 

Membros do coletivo, convidados e inscritos.

Sumé (Benedito Monteiro)
Rosa Morena
Alberto Marques
Kika Freitas
Luziara de Monticello
Humberto de Araújo
Ivo Souza
João Holanda
Helena de Vasconcelos
Mostrar Mais

Homenagem 

Catálogo disponível em breve

Save the Date      22 nov

EU 

ESTRANHO

Eu Estranho

Abertura 22.11.19

Coletivo Vestigium / Art Gallery é um espaço institucional que tem como foco principal a promoção e divulgação de trabalhos de artistas contemporâneos que utilizem as diversas formas de produção de imagens, objetos, etc. – fixas e em movimento – como meio de criação e expressão sócio- cultural. Nosso espaço funciona como plataforma de lançamento de novos artistas e de novos projetos de artistas já consagrados no circuito das artes visuais, com ênfase nos processos de pesquisa de linguagens e meios múltiplos. Desta forma, os membros do Coletivo Vestigium estão unidos para “pintar”  essa narrativa histórica de momento singular reforçando a identidade em evolução de cada obra/artista refletindo o espectro de valores dentro e ao redor do expectador .

É um evento anual e o título indica mais do que estranheza , indica o presente vivido. As obras enviadas precisam ter relação direta com o etéreo, o sobrenatural, a estranheza.

Art.1° - A exposição acontecerá na Art Gallery/IBEU, sede do Coletivo Vestigium, com coquetel de abertura no dia 22 de novembro de 2019 e encerramento no dia 25 de janeiro de 2020, à Rua Nogueira Acioli 891, Aldeota-Fortaleza/CE.

 

Art.2º - Constitui-se objeto da Mostra a exposição pública de até 30 obras selecionadas segundo o critério das seguintes categorias: Pintura, instalações, escultura, gravura, desenho, fotografia e objetos.

 

Art.3º - A seleção das obras dar-se-á por meio de uma Comissão Curadora designada pelo Coletivo Vestigium especialmente para esta finalidade.

Art.4º - Os artistas cujas obras forem selecionadas receberão um diploma de participação que será entregue aos presentes no dia da abertura da exposição, ou em caso de ausência, enviado pelo Correio para o endereço constante no e-mail enviado pelo participante.

Da Participação

 

Art.5º-Poderão ser inscritas obras de artistas brasileiros ou estrangeiros que se desenvolvem seus trabalhos atualmente no Ceará.

Art.6º- Cada artista poderá participar com uma ou mais obras de sua autoria e propriedade de acordo com o prévio direcionamento da curadoria.

 

Art.7º- As obras poderão ser entregues do dia 06 ao dia 13  de novembro de 2019.

 

Art.8º- O artista estará automaticamente concordando com os termos e condições deste Regulamento, bem como cedendo os direitos de divulgação de imagem da obra selecionada e uma foto pessoal enviada anexa à documentação.

 

Art.9º-A participação dar-se-á mediante os seguintes procedimentos:

  • Envio dos dados pessoais para o e-mail artistasassociados@vestigiumbr.com contendo nome artístico, endereço, telefone, e-mail, cidade e estado. Descrição da obra, título, técnica, dimensões, recursos utilizados e valor em reais;

  • Anexar duas fotografias digitais da obra com resolução mínima de 200 dpi (arquivo em formato tiff ou JPEG)e uma foto pessoal.

 

Endereço;

Coletivo Vestigium//Art Gallery-IBEU

Rua Nogueira Acioli 891-Aldeota

60110-140

Fortaleza/CE

Art.10º- Os artistas deverão entregar as obras no endereço indicado no Art.9º até dia 06 de novembro de 15:00 às 19:00h, horário normal de funcionamento da galeria.

 

IMPORTANTE : informamos que a entrega, bem como o retorno dos trabalhos serão de única responsabilidade do participante. Não haverá nenhum outro custo adicional . Qualquer dano ocorrido com o objeto após sua chegada à Art Gallery e durante sua estada na exposição será de inteira responsabilidade do Coletivo Vestigium. Ao final da exposição, os trabalhos deverão ser recolhidos pelo participante ou representante previamente cadastrado, em até 30 dias úteis do término da Mostra.

Será produzido material para divulgação de mídia/ convites e um catálogo digitalizados apenas. O catálogo para impressão estará a disposição somente no término da Mostra.

 

Certos de que juntos podemos criar um acontecimento de sucesso, aguardamos a confirmação de sua participação, pela qual agradecemos antecipadamente.

 

Att.

Renata Holanda

wpp (55 85) 986096094 

www.vestigiumbr.com

Art Gallery – IBEU

Rua Nogueira Acioli 891 – Aldeota

60110-140

Fortaleza/CE

  

Atenção !

O prazo para o envio das imagens termina dia 06 de novembro (quarta-feira) impreterivelmente.

Agradecemos a gentileza.

Info wpp 55 85 986096094

Você é um artista visual e gostou do nosso trabalho, assine nossa newsletter para receber todas as nossas atualizações. 

Assine nossa newsletter
          Rua. Nogueira Acioli ,891 -  Aldeota, Fortaleza  Ceará  Brasil  60110-140                 
       Segunda - Sexta 15:00 - 19:00     Sábado 09:00 - 12:00                           artistasassociados@vestigiumbr.com   wpp 55 85 986096094