sex., 25 de mai. | Rua Nogueira Acioli 891 - Aldeota, Fortaleza - CE, Brasil

II Mostra de Cerâmica YBY

A YBY é uma mostra de cerâmica pensada para acontecer anualmente no mês de maio, para celebrar o Dia do Ceramista (28/05). O primeiro evento foi em 2017 (imagens no site). Na sua gênese está a valorização dessa arte ancestral a partir do nordeste, região de mestres como Vitalino...Brennand...
A inscrição está fechada

Horário e local

25 de mai. de 2018 17:00
Rua Nogueira Acioli 891 - Aldeota, Fortaleza - CE, Brasil

Sobre o evento

A YBY é uma mostra de cerâmica pensada para acontecer anualmente no mês de maio, para celebrar o Dia do Ceramista (28/05). O primeiro evento foi em 2017 (imagens no site). Na sua gênese está a valorização dessa arte ancestral a partir do nordeste, região de mestres como Vitalino, Brennand, João das Alagoas e tantos outros, muitos anônimos que fazem do barro o seu sustento.

A palavra que dá título à exposição vem do tupi guarani e significa “terra”, “chão que a gente pisa”, matéria que nas mãos de artistas e artesãos vira beleza, simbologia, identidade. E é essa a expressão que nos interessa, que vale ser mostrada para dizer a que veio.

Cerâmica é herança e legado, território de quem conhece as manhas do terreno e sabe a hora de avançar ou retroceder. Mas é também armadilha para os incautos sensíveis, porque uma vez fisgados, tornam-se cativos da paixão duradoura.

A alquimia da transformação dos quatro elementos - terra, fogo, água e ar – atravessa os séculos e faz história, se reinventando sempre. Agora é a sua vez de também escrever a sua própria narrativa participando da YBY-II Mostra de Cerâmica Vestigium. Venha celebrar a data com a gente divulgando o seu trabalho, sua participação é muito importante para nós!

Dos integrantes do Coletivo Vestigium

A.Carvalhedo

Airton Montezuma

Annelise Grieser

Betocello

D.Barros

Nauer Spíndola

Raimundo Netto

Renata Holanda

Terry kay Araújo

Somos um grupo de artistas que juntos movimentamos as artes nas suas mais variadas faces. Somos tutores das nossas próprias ideias e olhamos em várias direções. No nosso espaço há lugar para os que estão começando e os que estão há tempos na estrada, com trabalhos recentes de múltiplas linguagens. Valorizamos também a arte que se repete nas mãos habilidosas dos artesãos de inúmeras localidades, carentes de incentivo e divulgação. Essa é a cara do Coletivo Vestigium, do preto ao branco, de todas as cores, da baixa a alta temperatura, somos qualquer instrumento e todas as possibilidades.

EDITAL 001/2018

Capítulo I

Do Objeto

Art.1º-A YBY-2ª Mostra de Cerâmica Vestigium é um evento anual promovido pelo coletivo Vestigium cujo objetivo é promover, incentivar e divulgar a arte cerâmica desenvolvida no país por artistas e artesãos, em data alusiva ao Dia Interacional do Ceramista na América Latina-28 de maio.

Art.2º-A exposição ocorrerá na Art Gallery/IBEU, sede do coletivo Vestigium, com coquetel de abertura no dia 25 de maio e encerramento no dia 20 de julho de 2018, à Rua Nogueira Acioli 891, Aldeota-Fortaleza/CE.

Art.3º-Constitui-se objeto da YBY a exposição pública de até 20 obras inscritas e selecionadas segundo o critério das seguintes categorias: escultura, painel, utilitário e arte contemporânea.

Art.4º-A seleção das obras dar-se-á por meio de uma Comissão Curadora designada pelo coletivo Vestigium especialmente para este fim.

Art.5º-Os artistas cujas obras forem selecionadas receberão um diploma de participação que será entregue aos presentes no dia da abertura da exposição, ou em caso de ausência, enviado pelo Correio para o endereço constante na ficha de inscrição durante o período de vigência da mostra.

Art.6º-Os artesãos selecionados entrarão na exposição como convidados e estarão isentos do envio formal de dados.

Capítulo II

Da Inscrição

Art.7º-Poderão ser inscritas obras de artistas brasileiros ou estrangeiros que se enquadrem em uma das categorias do Art. 3º.

Art.8º-No ato da inscrição o artista não precisará comprovar a participação em exposições anteriores e ou mostras culturais.

Art.9º-Cada artista pode concorrer com uma única obra de sua autoria e propriedade.

Art.10º-As inscrições estarão abertas do dia 01 de fevereiro a 30 de março de 2018.

Art.11º-Ao inscrever-se o artista estará automaticamente concordando com os termos e condições deste Edital, bem como cedendo os direitos de divulgação de imagem da obra selecionada.

Art.12º-A inscrição dar-se-á mediante os seguintes procedimentos:

§ Preenchimento da ficha de inscrição disponível no site www.vestigiumbr.com contendo descrição da obra, título, técnica, dimensões, recursos utilizados e valor em reais;

§ Envio da ficha de inscrição preenchida e de duas fotografias digitais com resolução mínima de 200 dpi (arquivo em formato tiff ou JPEG) para o e-mail artistasassociados@vestigium.com.

Capítulo III

Da Seleção

Art.13-Até o dia 13 de abril serão divulgados no site www.vestigiumbr.com o nome dos artistas selecionados para a exposição, os mesmos também serão formalmente comunicados via endereço de e-mail cadastrado na ficha de inscrição.

Art.14º-As obras de artistas não residentes em Fortaleza deverão ser enviadas até o dia 27 de abril observando o prazo máximo de entrega de 10 dias úteis. Endereço para envio:

Coletivo Vestigium/IBEU Art Gallery

Rua Nogueira Acioli 891-Aldeota

60110-140

Fortaleza/CE

Art.15º-Artistas residentes em Fortaleza deverão entregar as obras nas mesmas condições do Art.14º.

Art.16º-O artista selecionado deverá pagar a quantia de R$340.00 a ser depositada até o dia 27 de abril na conta abaixo:

Bradesco

Ag 607-6

CC 66190-2

CPF 352 378 802-15

Annelise Grieser

O comprovante de pagamento deverá ser enviado para o endereço de e-mail annelisegrieser4@gmail.com, ou por whatsapp para o número (85)98696-0206 com a devida identificação do remetente.

Capítulo IV

Da Devolução

Art. 16º-No ato da inscrição o artista não residente em Fortaleza deverá indicar nome e contato da transportadora de sua preferência para devolução da obra, que deverá ser enviada num prazo máximo de até 30 dias após o término da exposição.

Art.17º-Os custos de envio e devolução da obra dar-se-ão por conta do artista selecionado.

Art.18º-O artista residente em Fortaleza deverá retirar sua obra até o dia 03/08/2018 no seguinte horário:

Segunda a sexta, das 15 às 19h

Sábado, das 9 às 12h.

Capítulo V

Das Considerações Finais

Art.19º- O coletivo Vestigium tomará todos os cuidados necessários para que as obras não sofram danos no período que vai da entrega à retirada da obra, ficando a cargo do artista a contratação de seguro para cobrir eventuais ocorrências.

Art.20º-A mostra terá divulgação especializada especialmente contratada para este fim.

Art.21º-Para maiores informações sobre o coletivo Vestigium acesse o site www.vestigiumbr.com.

CRONOGRAMA

YBY-2ª Mostra de Cerâmica Vestigium

Inscrição: 01/02 a 20/03/2018

Divulgação dos selecionados: até 13/04/2018

Envio das obras/pagamento da inscrição: até 27/04/2018

Abertura: 25 de maio de 2018, às 17h

Período: 25/05 a 20/07/2018

A inscrição está fechada

Compartilhe este evento

 artistasassociados@vestigiumbr.com   wpp 55 85 986096094     
logo apata.jpg
bode 10 anos.jpg
logo santa casa.jpg