Vieira da Ilha do Ferro

01/15/2019

O mestre Vieira, é um dos artistas escultores da Ilha do Ferro mais destacados da atualidade. Como tantos outros, Vieira é um seguidor de Seu Fernando da Ilha do Ferro, mas ao longo de sua carreira conseguiu imprimir nas suas obras uma marca própria, que o faz ser reconhecido facilmente; Vieira é um artista único. Começou a trabalhar com a madeira desde muito cedo. Seu pai era um dos mais conhecidos construtores de barcos da região, além de escultor. Do pai Vieira herdou a inventividade e aprendeu com ele a ser muito meticuloso. O trabalho de Vieira não somente se destaca pela criatividade, mas também pelo esmero com o qual é realizado.

 

Vieira retrata na madeira, sempre pintada com tinta a óleo e cores quentes, barcos, animais, seres imaginários, homens e mulheres. A inspiração para o trabalho vem da própria região onde vive. A Ilha do Ferro está às margens do Rio São Francisco e é povoada, como tantas outras comunidades ribeirinhas, de costumes e lendas que fazem parte da obra de muitos artistas que ali vivem. Com Vieira não é diferente.

 

Além desse rico imaginário, Vieira ainda produz algumas peças utilitárias, sobretudo móveis. São cadeiras de balanço, namoradeiras que trazem em suas pinturas as cenas do sertão ou temas como o amor e a liberdade.

 

O artista tem obras em diversas galerias de arte espalhadas pelo país, como também em coleções particulares. Em 2012 suas obras foram expostas no Museu Théo Brandão em Maceió-AL dentro da exposição “Madeiras e reinvenções dos mestres Valmir e Vieira”.

 

http://artepopularbrasil.blogspot.com/search/label/Vieira%20da%20Ilha%20do%20Ferro

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Assine nossa newsletter
          Rua. Nogueira Acioli ,891 -  Aldeota, Fortaleza  Ceará  Brasil  60110-140                 
       Segunda - Sexta 15:00 - 19:00     Sábado 09:00 - 12:00                           artistasassociados@vestigiumbr.com   wpp 55 85 986096094